Pão Diário 04-04-2018

Posted on 04 abr 2018

Sabedoria e graça

2018-04-04

Leia: Tiago 1:1-8

A Bíblia em um ano: Rute 1–4; Lucas 8:1-25

 

Se […] algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente […]: e ser-lhe-á concedida. v.5

Em 4 de abril de 1968, o líder norte-americano dos direitos civis Martin Luther King Jr. foi assassinado, deixando milhões de pessoas iradas e desiludidas. Em Indianápolis, uma multidão majoritariamente afro-americana se reuniu para ouvir Robert F. Kennedy falar. Muitos ainda não sabiam da morte de King: Kennedy teve de dar a trágica notícia. Ele pediu calma, reconhecendo não apenas a dor deles, mas seu próprio pesar permanente pelo assassinato de seu irmão, o presidente John F. Kennedy.

Então, ele citou uma variação de um antigo poema de Ésquilo (526–456 a.C.): Mesmo em nosso sono, uma dor inesquecível goteja sobre o coração até que, em nosso próprio desespero, contra a nossa vontade, vem a sabedoria por meio da formidável graça de Deus.

Essa declaração é notável. E diz que a graça de Deus nos enche de temor e nos dá a oportunidade de crescer em sabedoria nos momentos mais difíceis da vida.

Tiago escreveu: “Se […] algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera: e ser-lhe-á concedida” (1:5). E afirma que essa sabedoria é cultivada no solo da dificuldade (vv.2-4), pois ali não só aprendemos da sabedoria de Deus, mas descansamos em Sua graça (2 Coríntios 12:9). Nos momentos mais sombrios da vida, encontramos o que precisamos nele. — Bill Crowder

 

As trevas das provações só fazem a graça de Deus resplandecer ainda mais.